Blog

Médicos alertam sobre cuidados e riscos em colocar piercing

Especialistas afirmam que as pessoas devem, além de tratar da cicatrização, escolher bons estabelecimentos e profissionais para a colocação

O piercing é usado unicamente por questões estéticas, mas se não for feito dentro de todo um procedimento regular e a pessoa e não cuidar da cicatrização podem acontecer graves problemas,  conforme alertam especialistas.

Além de causar problemas extremos, como o caso da jovem Layane Dias, 20 anos, infectada por uma bactéria que a deixou paraplégica e que entrou no organismo dela por causa de um piercing que colocou no nariz, conforme a BBC Brasil, a falta de cuidado pode causar diversos outros problemas à saúde.

 

Cicatrização sem devida atenção pode causar graves problemas

Segundo a dermatologista Milena Fortunato, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica, “se o procedimento for feito em alguma clínica sem seriedade, o principal risco é a contaminação pelo material e os riscos de se adquirir doenças como HIV e hepatite”.

Já o infectologista Paulo Olzon afirma que a falta de cuidados durante ou depois da aplicação do piercing pode causar infecções por bactérias, podendo atingir diversos níveis. “Por exemplo, se colocar na orelha, uma infecção pode causar até a perda da orelha”, explica.

De acordo com Olzon, qualquer processo precisa ter todos os cuidados, principalmente com o material utilizado. Se for feito com rigor, tanto pelo estabelecimento responsável por colocar, como pela pessoa que vai usar o piercing, é possível viver sem ter nenhum tipo de problema.

Milena afirma que a pessoa que quiser fazer o procedimento precisa "procurar sempre realizar o procedimento em local limpo, onde os materiais sejam esterelizados e preferencialmente descartáveis, fazer a limpeza correta do local antes do procedimento, para evitar infeção secundária, e tomar os cuidados pós-procedimento".

A dermatologista ainda destaca que algumas pessoas precisam ter cuidados redobrados se quiser usar piercing. “Pessoas com tendência a queloide e/ou cicatriz hipertrófica [problemas para cicatrizar machucados] devem evitar a colocação, pelo risco de desenvolver alguma dessas alterações no local do furo”.

 


Fonte: Kaique Dalapola, do R7


Alguma dúvida?
Preencha abaixo todos os campos
que responderemos o mais breve possível.
Abrir Mapa