Blog

Estética minimamente invasiva: especialista fala tudo sobre harmonização facial

O mundo dos tratamentos de estética e beleza está em constante evolução. O que antigamente exigia procedimentos de cirurgia plástica hoje pode ser cuidado desde cedo, com técnicas que unem tecnologia e inovação, promovendo efeitos incríveis no visual e autoestima de milhares de pessoas. 


Foto: DINO/DINO

Estamos falando dos chamados "procedimentos minimamente invasivos".  Com 3 milhões de procedimentos não cirúrgicos no Brasil, apenas em 2017, segundo dados do ISAPS, esses procedimentos geram resultados e também dúvidas. Pra saná-las, conversamos com a Dra.Maieve Corralo, cirurgiã plástica e diretora do Instituto Maieve Corralo em Copacabana. 

Os procedimentos minimamente invasivos podem ajudar a adiar a plástica?

Sim. Hoje em dia os procedimentos são indicados especialmente na prevenção e tratamento precoce da flacidez e do envelhecimento facial. Técnicas como a toxina botulínica, laser de Co2 e estimuladores de colágeno funcionam na prevenção do aparecimento de rugas. Quando os sinais do envelhecimento já estão instalados, utilizamos técnicas de Preenchimento, como o ácido hialurônico, que pode ser adicionado à toxina botulínica e aos lasers, ajudando  a postergar a necessidade de cirurgia.

Para quais pessoas ou situações esses procedimentos são mais recomendados?

Para pessoas na juventude, evitamos procedimentos invasivos. Recomendamos o uso do filtro solar e cuidados gerais com a pele. Alguns procedimentos de prevenção, como o peeling, podem ser usados a partir dos 18 anos. Para pessoas na faixa dos 30 anos de idade, recomendamos o uso de procedimentos como a toxina botulínica e o laser de Co2. O laser de Co2 propicia tratamentos para vários tipos de pele, algo importante em um país miscigenado. Com essa tecnologia podemos ajustar os parâmetros sem causar problemas antigos, como aumento de melanose (manchinhas que se formam na pele), que procedimentos como o peeling podem causar. Para pessoas que passaram da faixa etária entre 35/ 40 indicamos o procedimento de harmonização facial, com preenchedores profundos ou superficiais. Além disso, os bioestimuladores vieram para ficar, como a hidroxiapatita, o ácido polilático, o laser de Co2 e o ultrassom microfocado. 

Laser Co2 ou peeling químico? Quando é recomendado cada um deles?

Os dois são ótimos em mãos habilitadas. O peeling seria uma boa indicação para gente mais jovem porque é mais superficial e as aplicações mais profundas são usadas menos, por estarmos em um país tropical, com muita exposição solar. Quando chega a necessidade de uma alteração mais profunda, é recomendado o laser Co2, já que é possível regular o tempo, intensidade, profundidade e espaçamento da aplicação. 

Esses procedimentos exigem recuperação?

No caso do peeling, em 1 ou 3 dias a pele descama, como uma queimadura solar, algo facilmente retocável com maquiagem e praticamente não vai atrapalhar nas atividades usuais. Já o laser Co2 é melhor aplicar nas vésperas de um fim de semana, por exemplo, pois vai ficar pelo menos dois dias com edemas e pele vermelha, é preciso ficar em casa colocando compressa gelada. A pessoa pode sentir alguma ardência na face, como uma queimadura. Depois de dois dias o(a) paciente pode até voltar para as atividades, mas terá algumas pequenas crostas de queimaduras que podem ser cobertas com maquiagens. A recuperação completa dura até 7 dias, para tratamento corporal pode durar até 15 dias. O ultrassom microfocado funciona como um minilifting, e não exige tempo de recuperação. O resultado completo é percebido em cerca de 4 meses após o tratamento e é necessário realizar reposição oral de colágeno para otimizar os resultados. 

Dra Maieve, fale um pouco sobre a satisfação das clientes com esses procedimentos. 

Em geral ficam muitos satisfeitos. O Co2 exige o tempo de recuperação, mas em uma semana já percebe-se a diminuição dos poros e melhora das linhas de expressão. Para cicatriz cirúrgica e de acne são necessárias 3 ou 4 sessões para a satisfação do cliente. Com o peeling, a satisfação é ótima, apenas a pele mais morena pode ter problema de hiperpigmentação reversa, o que exige muita atenção do dermatologista. A toxina botulínica oferece ótimos índices de satisfação, mas o paciente não pode ficar ansioso porque o resultado só vem depois de 7 dias. A duração do efeito é de, em média, 4 a 6 meses. Os biopreenchedores e bioestimuladores de colágeno podem ser usados juntos, o resultado aparece na hora, o que aumenta muito a satisfação, principalmente quando é feita a harmonização facial. O ultrassom microfocado tem grande satisfação a longo prazo, mas não é barato e é preciso ter paciência porque o resultado só aparece depois de 4 meses. Depois desse período a satisfação é incrível. Demora 4 a 6 meses até a próxima sessão. No tratamento facial a gente indica o retorno uma vez por ano, um intervalo legal para reverter o envelhecimento. 

A partir de que momento a cirurgia plástica se torna uma opção melhor?

A cirurgia plástica é uma boa opção especialmente para os pacientes que não se cuidaram desde a adolescência, às vezes com 40 ou 50, 60 anos de idade, com grande flacidez no pescoço e pálpebra. Casos em que ocorre grande perda de peso normalmente requerem cirurgia plástica para retirar excesso de pele. Existem também os pacientes que não tem muita paciência para os retornos e que não têm medo de cirurgia. Às vezes uma cirurgia de pálpebra ou minilifting pode resolver o problema e gerar muita satisfação. Existem pacientes de 70 anos que se cuidaram a vida toda e não precisam de plástica. A ideia é que a idade pode se tornar imperceptível quando se mantém cuidados com a pele e bons hábitos de vida.

Cuidado na escolha de um(a) especialista qualificado!

Os procedimentos minimamente invasivos são uma opção segura quando feita por mãos experientes e especializadas. Na hora de procurar uma clínica, certifique-se que o(a) médico possui vínculo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Uma ótima opção é conhecer o Instituto Maieve Corralo! É um centro interdisciplinar, que conta com tecnologia de ponta, além do apoio de uma equipe de nutricionistas, dermatologistas, endocrinologistas, fisioterapeutas, ginecologistas e muito mais!

 

Website: http://institutomaievecorralo.com.br

 


Fonte: DINO


Alguma dúvida?
Preencha abaixo todos os campos
que responderemos o mais breve possível.
Abrir Mapa